Mantenha-se atualizada(o)

Cadastre-se

 A pandemia do coronavírus expõe e evidencia a desigualdade social em todos os seus âmbitos. Especialmente em regiões onde há comunidades em extrema vulnerabilidade, como no nordeste do Brasil, se faz necessária a prioridade a ações que estimulem a inclusão e o acesso aos direitos básicos. Nessa direção e fazendo valer a ênfase da extensão universitária para a transformação social, o programa “Extensão em Rede: tecer o comum” reúne atividades voltadas para o enfrentamento do atual quadro de calamidade mundial a partir dos diversos saberes e práticas convergentes para o exercício extensionista nos territórios de abrangência da UFSB. “Tecer o comum” significa aqui delinear as possíveis articulações e pluralidades extensionistas de modo a abarcar a atual problemática da pademina à altura de sua complexidade.

 

 Levando em conta a extensão como o mecanismo que promove a inter-relação da Universidade com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, este programa pretende, assim, estimular soluções extensionistas entre o corpo técnico, discente e docente da UFSB para enfrentar os desafios apresentados no sul e extremo sul da Bahia. Com caráter intersetorial e interinstitucional, o programa também vai agir ainda no sentido de abrir um espaço sistemático para a reflexão a respeito dos caminhos impostos por este novo cenário social à extensão universitária.

 

 A proposta é entender o papel da extensão frente aos desdobramentos da pandemia e do isolamento social, tanto do ponto de vista da saúde pública quanto dos mais variados âmbitos, como da economia, da produção intelectual, da educação, da cultura, etc., cobrindo assim as áreas temáticas da Política Nacional de Extensão (2012), a saber: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho. Neste contexto, a extensão mantém seu compromisso frente aos diversos segmentos da sociedade, fazendo valer, por meio da interdisciplinaridade e da interprofissionalidade, a responsabilidade de articular o conhecimento advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da sociedade na qual a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

 

contato: extensao@ufsb.edu.br

Este site tem apoio da Bolsa de Apoio à Permanência (BAP)
Bolsista: Dayane Costa

Siga a Proex nas redes: @ufsbextensao

  • Facebook
  • Instagram

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

RODOVIA DE ACESSO PARA IATABUNA KM39 FERRADAS - iTABUNA/ba

45613-204