Buscar
  • Extensão em rede: tecer o comum

Atenção primária à saúde mental



O PROIC-APS (Projeto em Intensificação de Cuidados na Atenção Primária à Saúde Marcus Vinicius & Antonio Lancetti) é atualmente um projeto de extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vinculado ao Programa de Intensificação de Cuidados à Saúde Mental Manuel Querino (PROIC UFSB), do campus Paulo Freire, que tem por base o fortalecimento das práticas de cuidado à saúde mental na Atenção Primária, porta de entrada do SUS, no município de Teixeira de Freitas/BA. Inspira-se nas experiências pioneiras de Antonio Lancetti junto ao programa Qualis/PSF e com os projetos de cuidado à saúde mental em contextos de crise desenvolvidos pelo professor Marcus Vinicius Matraca (UFBA), assassinado em 2016 em defesa das populações vulneráveis.


Participam do PROIC-APS estudantes de 2º ciclo do curso de Psicologia. As/os estudantes realizam escuta qualificada, supervisionada semanalmente pela equipe docente, às pessoas em sofrimento psíquico no território da Ulisses Guimarães, na perspectiva da Atenção Domiciliar e da Intensificação de Cuidados à saúde mental.


A primeira turma do PROIC-APS desenvolveu, ao longo de 2019, discussões de caso com equipes de saúde, levantamento da rede de dispositivos formais e informais de cuidado, articulações de cuidado corresponsável com a rede e práticas de Atenção Domiciliar ao sofrimento psíquico das famílias em um território marcado por numerosos casos de violência doméstica, automutilação, depressão, ideação suicida etc.


“Não se trata de substituir os vazios assistenciais deixados pelos serviços, desimplicando o Estado de sua responsabilidade, mas de fomentar espaços de qualificação profissional de discentes junto ao cuidado à saúde mental de pessoas, sem institucionalizá-las ou desvinculá-las do seu território, na medida em que aproxima o conjunto de profissionais da área de abrangência com a continuidade e responsabilização do cuidado”, detalha o coordenador do projeto, o professor Silier Andrade Cardoso Borges.



O trabalho, desenvolvido em parceria com a Unidade de Saúde da Família Ulisses Guimarães e outros atores locais, abriu as portas para outras ações de extensão e estágios básicos. Ademais, ensejou a formação de uma segunda turma do projeto, já em 2020, que se viu diante da necessidade de adequar o seu fazer diante do cenário de pandemia.

Contudo, atualmente, considerando que as populações vulneráveis não têm acesso aos recursos tecnológicos, a equipe se viu diante da impossibilidade de realizar a adaptação do campo de práticas. Assim, foram iniciadas reuniões virtuais com periodicidade semanal com os coordenadores e extensionistas. Para além das discussões teóricas, foram privilegiados textos que abordam intervenções em contextos concretos, desenvolvidas por profissionais de diferentes lugares do país, a partir das experiências pioneiras de Atenção Psicossocial e Intensificação de Cuidados publicadas em artigos e capítulos de livros. “Igualmente, viabilizamos espaço para troca de experiências e relatos de casos entre a primeira e segunda turma, construindo espaço para fomento de uma sensibilidade clínica e afetiva necessária para a realização das práticas de cuidado, a serem executadas no cenário de pós-pandemia”, conclui Silier.


As ações do projeto já renderam artigos encaminhados para periódicos científicos (um deles, inclusive, em vias de publicação junto à Revista Difusão, do Instituto Federal do Paraná), bem como apresentações de trabalho realizadas pelas discentes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e I Congresso de Extensão (CONEX) da UFSB.



Acompanhe o projeto na internet: https://proic-ufsb.wixsite.com/inicio/

Instagram @proicufsb


Para mais informações sobre projetos e eventos nos siga nas redes sociais @ufsbextensao


Este site tem apoio da Bolsa de Apoio à Permanência (BAP)
Bolsista: Dayane Costa

Siga a Proex nas redes: @ufsbextensao

  • Facebook
  • Instagram

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

RODOVIA DE ACESSO PARA IATABUNA KM39 FERRADAS - iTABUNA/ba

45613-204